sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Fotos do Grupo

Os Dentinhos

O Grupo num passeio muito bom!

Foto de Família na praia.

"Os Químicos - transformam música em merda". rsrsrs...

Essa foto tá bacana!

A galera só de boa!

Muita festa no Niver da Joice!

O Grupo concentrado na hora da oficina!

Alguns membros do Grupo.

O pessoal de novo.

O "Bicho" de nossa peça: "No Pé da Sapupema".

Seu Sabá, Chico e Machico. Personagens de "No Pé da Sapupema".

As Gatinhas do Experiência!

As Gatinhas do Experiência na Casa da Cultura.

Os Dentinhos.

Apresentação do Grupo na Colônia: "A Onça", uma remontagem de "Uma Tar de Cobra Grande".

Nossos Palhaços!

É desse jeito que saímos para animar as crianças!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Circuito EstradAfora traz a ONG "Teatro de Tábuas" a Santarém

A Prefeitura Municipal de Santarém, via Coordenadoria de Cultura, será parceira da Rede Celpa na organização do Circuito EstradAfora, uma iniciativa que consiste na realização de oficinas, apresentações teatrais e mostras de cinema. O evento será realizado na Praça de São Sebastião de 07 a 10 de setembro.


A programação inicia no domingo, 07, às 13 horas, com cinema infantil. Às 15 horas haverá cinema com censura para 14 anos e, à noite, às 20 horas, haverá sarau.


Nos outros dias (08, 09 e 10) a programação terá, às 08 horas, oficinas de jogos e voz e cinema infantil; às 10 horas cinema infantil; às 13 horas cinema infantil; às 14 horas oficina de jogos e voz; às 15 horas, cinema com censura para 14 anos; às 19h30min, teatro; e, às 21 horas, novas sessões de teatro.


Entre as atrações do Circuito EstradAfora estão a apresentação da peça “A energia da criação” (do grupo Teatro de Tábuas) e os filmes “Meu nome não é Johnny”, “Bee Movie” e “Anjos do Sol”.


Fonte: www.santarem.pa.gov.br

I Mostra de Teatro Mocorongo

A Cia. de Artes Onphalos, Programa de Extensão da Universidade Federal do Pará, apresentará na Casa de Cultura nos dias 05 a 07 de Setembro a I Mostra de Teatro Mocorongo.


A Mostra tem como intuito divulgar a arte Santarena, a arte de criação e produção e dramatização de textos teatrais escritos por nossos “mocorongos”, para tanto a Cia. demonstrará a arte de criação de suas integrantes, Érica Person em “Tudo por Acaso” e Lívea Amazonas “Funcionários explorados”, além de expor autores de outras regiões como Cláudio Simões em “Quem não ama não mata”.


A expectativa do evento é que sejam alcançados tanto o público jovem quanto o adulto, e que essa Mostra seja a abertura para que a arte puramente santarena seja divulgada em nossa cidade.


Aulenice Ferreira e Suelen Regina

Fonte: www.ufpa.br/santarem

PS. Veja abaixo a entrevista que o blog fez com o grupo sobre a I Mostra de Teatro Mocorongo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Conheça um pouco sobre a Cia de Artes Onphalos e a I Mostra de Teatro Mocorongo



Experiência: A Cia. de ArtesOnphalos existe desde quando? Qual a idéia inicial ao se constituir uma Cia. de teatro dentro de um espaço acadêmico?


Onphalos: Em 2002, um grupo de estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará uniu-se com o intuito de fazer teatro e levar as artes cênicas para a comunidade acadêmica. As atividades aumentaram, a procura e o interesse universitário pela arte teatral cresceu de tal forma que a Cia passou a disponibilizar todos os anos a Oi! (Oficina de Iniciação Teatral) para seleção de novos integrantes.

No ano de 2007 a Cia. deixou de se projeto, recebendo o título de Programa de Extensão Universitário, visando à pesquisa e a construção de espetáculos teatrais que divulguem os textos de obras literárias brasileiras e universais, sejam textos já conhecidos pela Crítica Literária ou de autores regionais, marginais e em ascensão, revolucionando por meio da arte a proposta de leitura e interpretação textuais.


Experiência: Atualmente a Cia. é constituída de quantos membros?


Onphalos: 20 integrantes.


Experiência: Vocês sempre fazem apresentações no Auditório da Universidade Federal do Pará, apresentações essas que são de médio porte, se comparado às demais que acontecem em Santarém, e o grupo já participou em algumas edições da Mostra de Teatro da Cidade. Agora vocês trazem ao público uma série de espetáculos encapsulados em uma mostra, a I Mostra de Teatro Mocorongo. Contem um pouco como será este evento.


Onphalos: Por que Teatro Mocorongo? Para quem e para quê?


Encontramos em Meu Baú Mocorongo, do historiador Wilson Fonseca, a explicação do termo, que diz “Ninguém pense que mocorongo, no caso, é caipira ou matuto. Mocorongo é a denominação que se dá para a pessoa nascida em Santarém, Estado do Pará. E todo santareno tem orgulho de ser mocorongo, como o natural do Rio de Janeiro tem orgulho de ser carioca.

Como disse Silvério Sirotheau, depois de referir-se ao 'mocorongo' – tipos que habitam a orla marítima do norte do Estado do Rio de Janeiro – o mocorongo santareno é um antípoda perfeito do seu homônimo fluminense, pois como lembra Wilde Fonseca o natural de Santarém mocorongo quer dizer 'sadio, trabalhador, corajoso e progressista”.


O termo mocorongo também foi usado como alcunha depreciativa pelo colonizador português para se referir ao indígena nativo do Tapajós. E até hoje o termo é mal utilizado por algumas pessoas, quando pretendem ofender, xingar ou agredir o natural de Santarém. No entanto, por outro lado, todo povo busca na afirmação de sua identidade uma maneira de ser reconhecido por outros povos, valorizando seus costumes, suas artes, sua gente e o seu linguajar. Portanto, a Cia. De Artes Onphalos vem presentear com uma espetacular programação cultural cada mocorongo e cada mocoronga com 3 dias de apresentações teatrais, mostrando o que Santarém tem de melhor nas artes cênicas de âmbito universitário.

Essa mostra intui alcançar o maior público possível e facilitar o acesso aos bens culturais e à produção teatral local, proporcionando, assim, uma opção de divertimento e lazer no mês de setembro.


Experiência: Há quanto tempo a Cia. vem se preparando, entre ensaios e organização, para essa Mostra?


Onphalos: Desde Janeiro de 2008.

Experiência: Falem um pouco das peças que estarão na Mostra. Como estão constituídas? Quantos atores fazem parte de cada uma delas? Contextualize cada uma, por favor.


Onphalos: O espetáculo do dia 05, “Tudo por um acaso”, é uma divertida comédia romântica que traz a estória de Clara e Belo, dois jovens que se connheceram por um grande engano e em consequÊncai disso muitas confusões irão rolar.


No dai 06, "Quem não ama não mata", uma estória que mistura romance drama, comédia e suspense levando o público a conhecer três casais que passam por problemas conjuguais.


No dia 07, "Funcionários explorados", uma comédia que critica atitudes de patrões e funcionários, levando em alguns momentos o público a se verem nos personagens.



Experiência: Digam para o público e todas as pessoas que acessam o Blog do Experiência o que eles devem esperar dessa, que promete ser uma das melhores Mostras já realizadas em Santarém.


Onphalos: O público com certeza irá dar boas rizadas, se surprender em alguns momentos e conhecer um pouco da história da Cia. de Artes Onphalos.
Fonte: Entrevista realizada com a Cia. no último dia 04/09/2008.

Homenagem ao Coordenador do G.T. Experiência

O Grupo de Teatro Experiência vem parabenizar o senhor Darlison (coordenador do G.T. Experiência) por mais essa conquista profissional que no dia 15 de agosto se formou em Gestão Ambiental na Amazônia pelo Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES, com Nota 9.7 na defesa do TAO. Parabéns Darlison e sucesso nessa nova empleitada como Gestor Ambiental, viva em defesa do meio ambiente como sempre fez. Estes são os sinceros votos da Família Experiência.

G.T. Experiência



Obrigado a todos vocês meus amigos, pois quero que sigam o em frente também conquistando os objetivos por etapas isso é muito bom que deus nosso senhor abençoe a todos nos e nos de motivação e coragem para estudar cada vez mais.

Darlison Gomes Nobre (Gringo)

 
a