quarta-feira, 19 de março de 2008

ARIANO SUASSUNA EM SANTARÉM

De 23 a 27 de abril acontece aqui na Pérola acontece o Primeiro Salão do Livro, na verdade poderia trocar Salão por Praça, afinal o evento será na Praça de São Sebastião (...). O evento, é claro, é promoção do Governo do Pará e da Prefeitura de Santarém. (...) O Salão contará com a presença, mais que ilustre, de Ariano Suassuna*. Ele é o maior dramaturgo brasileiro. Célebre!
Além dele outros escritores virão, como Nelson Mota e Paes Loureiro, e estão por confirmar a vinda do escritor e educador Içami Tiba (esse mesmo do livro “Quem ama, educa.” ). (...)
* Ariano Suassuna: O nome completo dele é Ariano Vilar Suassuna, nasceu em João Pessoa, a 16 de junho de 1927, como já disse ele é dramaturgo e também (com a mesma genialidade) romancista e poeta brasileiro. Escreveu o Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. É guerrilheiro, tente ler sobre ele e verá!!!

segunda-feira, 3 de março de 2008

PARABÉNS G.T. EXPERIÊNCIA

Ontem dia 02 de Março, domingo, o Grupo de Teatro Experiência completou mais um ano de vida. Já é o seu 7° Aniversário.


Parabéns a todos e todas que fazem com que o Experiência esteja cada vez mais forte entre os Grupos de Teatro de Santarém.

PARABÉNS Família Experiência!!!!!!!!!

PARABÉNS KELCY

Hoje é um dia mais do que especial pra Família de Cleociane (Kelcy), eterna integrante do Grupo de Teatro Experiência. É o dia de seu aniversário.

No último sábado, 01 de Março, aconteceu o Chá de Bebê surpresa para ela, realizado pelo G.T. Experiência e sua Família na sede do Grupo.
Parabéns para você Kelcy, pelo aniversário e pelo filho que está à caminho.

Família Experiência.

sábado, 1 de março de 2008

Teatro em Santarém pede Socorro!

O Teatro no munícipio de Santarém vem sofrendo muito com a desvalorização. Em matéria publicada no site da TV Tapajós a Associação de teatro da cidade reclama das condições da Casa da Cultura e da falta de atenção por parte do poder público municipal. A matéria intitulada "Teatro passa por dificuldades em Santarém", deveria se chamar: "Teatro sempre passou por dificuldades em Santarém e continua passando...", afinal não é de hoje que os artistas vem reclamando e tentando se manifestar contra o embargo que a cultura santarena esta vivendo nos últimos três anos. Segundo a matéria da repórter Nicole Gervasio,"(...) o presidente da associação de teatro amador de Santarém, Cleuton Bentes, diz que, a beleza do teatro já atravessa séculos e ainda tem muito a oferecer - Além das risadas, o teatro pode trazer benefícios imediatos ou ao longo da vida. Pode repassar mensagem e fazendo com que a pessoa esqueça o trabalho e viva uma outra realidade (...), para Santarém, onde não temos mais o cinema e o teatro deve receber uma atenção especial da nossa cidade, comenta Cleuton."Segundo o texto da matéria: "(...) A falta de apoio é um dos grandes motivos para que a cidade e seus moradores não guardem um espaço para o teatro em sua vida. E para Cleuton Bentes, a situação está piorando - Há três anos atrás tínhamos 20 grupos, hoje temos apenas seis. Então, as dificuldades financeiras para os grupos e a falta de presença nas reuniões, caracteriza essa diminuição (...)".Como é visível nas palavras do presidente da associação de teatro, Cleuton Bentes, a falta de apoio e interesse vem desmotivando a classe e fazendo com que os grupos não tenham mais vontade de continuar atuando na área. É importante destacar, que além da falta de apoio da prefeitura (que não pagou o cachê de um grupo de teatro em 2006 e está sendo processada), a falta de apoio do empresariado local também dificulta a realização das peças teatrais. Segundo a Prefeita, Maria do Carmo (PT), a construção do Teatro de Santarém está entre suas metas de governo, porém, durante todo o seu mandato a arte em Santarém foi tratada com descaso e abandono pelo governo "Cidade da Gente". A sociedade, em especial os atores, esperam um posicionamento por parte do governo, pois fazer cultura em Santarém está ficando cada vez mais difícil e graças a pessoas empenhadas, como os atores, diretores e participantes desses grupos, é que o teatro está aos poucos sobrevivendo ao abandono do governo.


Retirado do Blog de

 
a